10% dos colaboradores aderiram ao Plano de Mobilidade Elétrica da Endesa
A Endesa concluiu a última edição do Plano de Mobilidade Elétrica para Colaboradores em 2020, contando com a adesão de mais de 1.000 trabalhadores da empresa, que optaram por uma mobilidade sustentável com zero emissões. Por outras palavras, nos últimos cinco anos, mais de 10% da força laboral da Endesa optou pela mobilidade elétrica, ajudando a empresa a alcançar o seu objetivo inicial.
O Plano de Mobilidade Elétrica para Colaboradores surgiu com o intuito de potenciar a transição para a mobilidade elétrica e ultrapassar barreiras quando os veículos elétricos ainda eram uma realidade desconhecida. Atualmente, contamos com uma comunidade consciente de que uma mobilidade sustentável é possível.
Esta inovadora iniciativa, é um dos eixos da estratégia da Endesa pela descarbonização da sociedade e da economia, assente no seu compromisso a sustentabilidade do nosso planeta.
Em Espanha, o centro operacional da empresa, os carros elétricos ainda não representem 2% do total de vendas, contudo, o mercado de carros elétricos duplica todos os anos. Durante os cinco anos de vida da iniciativa da Endesa, cinco em cada 100 veículos elétricos vendidos em Espanha foi comprado por um colaborador Endesa.
Os carros elétricos adquiridos no âmbito deste projeto já percorreram mais de 23 milhões de quilómetros e evitaram a emissão de 5.000 toneladas de CO2, de partículas e de óxido de nitrogénio para a atmosfera, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ar nas cidades.
O sucesso do plano junto dos colaboradores deve-se, em grande parte, a um pacote financeiro de incentivos abrangente composto pelo veículo elétrico, o posto de carregamento e outros benefícios e facilidades para os colaboradores aderentes.
Além dos diversos acordos com os fabricantes automóveis, os colaboradores beneficiaram de outras vantagens tais como: preferência nos parques de estacionamento nos escritórios da empresa, apoio financeiro para a colaboração e disseminação do plano e, acima de tudo, um gabinete de apoio técnico. Este gabinete foi responsável por esclarecer todos os pedidos de informação, ajudar os colaboradores e solucionar todos os seus problemas durante o processo.
A Endesa também disponibilizou aos seus colaboradores e público geral várias opções para a aquisição de pontos de carregamentos domésticos através da Solução Abrangente para o Veículo Elétrico da Endesa X, um programa que tem em conta a instalação, manutenção, garantia e financiamento do mesmo por menos de 1 euro por dia.
A Endesa continua a promover a mobilidade elétrica como um dos motores de mudança com vista a uma nova cultura da energia e de emissões zero, desenvolvendo outras iniciativas e projetos com o intuito de dar resposta às necessidades e expectativas da nossa sociedade.
Plano de Mobilidade Elétrica em Portugal
Implementado em território nacional 2018, o Plano de Mobilidade Elétrica destinado aos colaboradores portugueses quis promover uma mobilidade mais sustentável, proporcionando um cenário favorável para que cada colaborador fosse participante e “embaixador” da estratégia da sustentabilidade da empresa.
Durante as duas edições, foram negociadas as melhores condições para a aquisição de veículos elétricos de emissão zero junto de vários agentes no mercado. As quatro marcas de veículos 100% elétricos com condições especiais negociadas em 2019 foram: Smart (vários modelos VE), Renault Zoe, Nissan Leaf e Kia Soul.
Em 2019, três colaboradores da Endesa em Portugal apostaram em veículos 100% elétricos. Para conhecer a iniciativa Portugal em detalhe, clique aqui.