Sabia que é possível contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável ao adotar pequenos novos hábitos no seu dia a dia que não exigem grande esforço?
Trabalhar em direção a cidades sustentáveis é uma tarefa de todos. Por isso mesmo, compartilhamos várias medidas que pode tomar com grande facilidade. Muitas delas sem ter de sair do sofá.
Nível 1: Nem precisa sair da cama ou do sofá
"Muitas pessoas pequenas, em lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, podem mudar o mundo". Se quer fazer parte da diferença sem sair do sofá, temos algumas propostas para ti:
- Poupar eletricidade ao ligar os eletrodomésticos e restantes equipamentos a uma tomada inteligente, que pode desligar com a ajuda de um botão ou através de uma app no telemóvel quando não está a utilizá-los.
- Apostar em faturas e extratos digitais de forma a reduzir a utilização desnecessária de papel e tinta.
- Optar por empresas e comércios que optam por práticas e medidas sustentáveis.
- Reduzir a pegada de carbono com a ajuda de iniciativas como Climate Neutral Now, uma campanha que propõe compensar as emissões geradas por cada cidadão através da aquisição de certificados ecológicos.
- Pedir às autoridades nacionais e locais que participem e implementem iniciativas sustentáveis.
Nível 2: Salvar o planeta sem sair de casa
Truques como colocar o frigorífico num lugar afastado de fontes de calor, evitar pré-aquecer o forno para a confeção de pratos superiores a uma hora e limpar os equipamentos com regularidade podem ajudá-lo a transformar-se num herói de uma casa sustentável.
- Substituir os eletrodomésticos antigos por equipamentos novos com uma classe energética superior e, por conseguinte, um consumo energético inferior.
- Optar por secar a roupa ao ar livre de forma a evitar o consumo de energia de uma máquina de secar roupa.
- Assegurar que as janelas e portas estão bem isoladas. Desta forma, mantém a casa fresca no verão e quente no inverno e evita a utilização de equipamentos de climatização.
- Optar por duches pois consomem quatro vezes menos água e energia que os banhos de imersão.
- Utilizar todos os alimentos comprados, podendo utilizar os restos como adubo. Desta forma, evita fertilizantes químicos e aproveita todos os nutrientes.
- Não se esqueça de reciclar o papel, o plástico, o vidro, as pilhas, a roupa, entre outros, colocando todos os materiais nos contentores corretos.
Nível 3: O vizinho mais simpático e sustentável do bairro
Fora de casa, o nosso impacto aumenta com a utilização de transportes e os consumos. Para se tornar num vizinho sustentável, pode:
- Para se deslocar opte por utilizar uma bicicleta, uma mota elétrica ou os transportes públicos. Caso tenha de se deslocar no seu veículo, já ponderou a compra de um veículo elétrico?
- Assegurar a manutenção do seu automóvel e a redução da emissão dos gases tóxicos.
- Comprar produtos locais, apoiando os negócios do bairro e evitando que os veículos de distribuição tenham de percorrer longos percursos.
- Garantir que os produtos comprados são sustentáveis.
- Colocar os sacos de plástico de lado e utilizar sacos de tecido para as compras.
- Utilizar uma garrafa de água e/ou café reutilizável, deixando para trás as garrafas e copos de plástico.
Nível 4: A estrela da sustentabilidade no trabalho
O local de trabalho é mais um dos espaços onde pode deixar a sua marca e dar o exemplo aos demais como hábitos como:
- Deslocar-se para o trabalho em transportes sustentáveis e eficientes, reservando as deslocações em carro para grupos.
- Reduzir o volume de lixo, especialmente de plásticos, no escritório. Leve o seu copo de vidro ou a sua garrafa reutilizável e até à chávena do café, evitando desperdícios.
- Participar em atividades de responsabilidade empresarial sustentável desenvolvidas pela sua empresa, colaborando com a sociedade civil e ajudando as comunidades locais.
- Sempre que possível, ajustar os termóstatos para que a climatização não difira muito da temperatura sentida no exterior e, desta forma, reduzir o gasto energético.
Preparado para fazer parte da diferença?