No Dia dos Namorados é perfeitamente compreensível que a eficiência energética e a poupança não estejam no topo da lista de prioridades. Mas é reconfortante saber que uma noite romântica não tem de ser extremamente cara ou corresponder a um elevado consumo de energia. É possível criar uma noite mágica para a sua cara metade e ser energeticamente consciente.
A pensar nisto, reunimos cinco dicas que o vão ajudar a planear as comemorações do Dia dos Namorados. Afinal, nada é mais atrativo do que poupar dinheiro e energia!
Prepare o jantar em casa
Os dados não são muito claros quanto à possibilidade de poupar ou não energia por jantar em casa ou num restaurante. Mas pelo sim, pelo não, evite a reserva num restaurante caro e à pinha e opte por cozinhar uma refeição saudável e mais em conta em casa. Não só vai ser capaz de controlar totalmente o menu, como pode surpreender o seu convidado/a com os seus dotes culinários.
Use LEDs de intensidade regulável ou velas
Se pretende criar um cenário romântico para o jantar em sua casa, opte por utilizar candeeiros e focos de luz com lâmpadas LED de intensidade regulável ou velas. Se preferir as velas, evite as velas feitas de parafina, um produto derivado do petróleo, que não é uma fonte de energia renovável.
Desligue a TV e o telemóvel
Desligue a televisão e o telemóvel. Não só vai poupar energia, como vai ter a oportunidade de focar foque toda a sua atenção no seu companheiro/a. Não se esqueça que os equipamentos desligados conectados à tomada continuam a consumir energia, por isso desligue todas as fichas ou opte por uma tomada inteligente que permite desligar os equipamentos todos de uma vez.
Prefira uma manta a um sistema de climatização
No final do jantar, opte por reduzir a temperatura do sistema de climatização de sua casa e opte por uma manta no sofá de forma a reduzir o valor da conta de energia.
Opte por papel reciclado para embrulhar os presentes
Se pretende oferecer um presente à sua cara metade neste Dia dos Namorados, porque não reutilizar papel antigo para o embrulho? Não só vai poupar dinheiro, como vai poupar recursos e resinificar matérias que à partida iriam para o lixo.