Fiquei sem luz. E agora? O que fazer?
Chegou a casa e tentou ligar os candeeiros e as luzes não acendem? O interruptor transformou-se num jogo e todos os equipamentos deixaram de funcionar? Não consegue colocar a máquina da roupa a lavar e começa a ficar preocupado com a comida guardada no congelador?
Se ficarmos sem eletricidade, as nossas possibilidades tornam-se realmente limitadas. Não conseguimos cozinhar ou aquecer a casa. Ficamos sem luz e televisão. Mas não vale a pena entrar em pânico. É possível voltar a ter luz em casa. Para isso basta perceber o motivo pelo qual o fornecimento foi interrompido.
Existem três grandes motivos pelos quais podemos ficar sem luz e todos têm solução.
Apagão: Entre em contacto com a sua distribuidora
A primeira coisa que deve fazer é tentar perceber se os seus vizinhos também ficaram sem luz ou se é o único afetado. Para tirar as dúvidas basta experimentar as luzes dos corredores do prédio, falar diretamente com os seus vizinhos ou procurar luzes nas janelas das habitações mais próximas.
Se não é o único afetado, o mais provável é que se trate de um apagão provocado por um problema na rede de fornecimento. Nestes casos, deve comunicar a avaria à distribuidora de eletricidade. Pode encontrar os contactos das diferentes distribuidoras em Portugal aqui.
Recordamos que a comercializadora e a distribuidora não são a mesma coisa. A comercializadora é a empresa que fatura o consumo de energia e a distribuidora é a responsável pela rede de fornecimento de energia. Pode escolher a comercializadora que mais lhe convém, mas não pode escolher a sua distribuidora. Esta é atribuída consoante a sua área de residência.
Avaria na instalação elétrica: Chame um técnico
Os seus vizinhos têm luz e os equipamentos funcionam corretamente e ao espreitar pela janela vê as luzes acesas? É o único sem eletricidade?
Nestes casos, o mais provável é que o problema seja a sua instalação elétrica. O ideal é fazer uma análise rápida. Comece por verificar o seu quadro elétrico e certificar-se que os interruptores estão todos ligados. Se for este o caso, desligue todos os interruptores e equipamentos ligados à corrente elétrica uma vez que o quadro pode ter disparado por ter ultrapassado a potência contratada. De seguida, ligue todos os interruptores e o quadro elétrico.
Se estes pequenos truques não funcionarem, tudo indica que a sua instalação elétrica tem algum problema. Neste caso, o ideal é contar com a ajuda de um profissional autorizado para solucionar o problema. Mas isto pode ser um problema tendo se não tiver um serviço de assistência.
- Não tem um serviço de assistência e manutenção de eletrodomésticos: precisa de ligar para um especialista com urgência. Vai sair-lhe caro. Pelo menos 20 euros pela deslocação e 40 euros por casa hora de trabalho. E muitas vezes encontramos preços superiores.
- Tem um serviço de assistência e manutenção de eletrodomésticos: a sua instalação elétrica está abrangida por qualquer avaria, por isso não precisa de se preocupar. Especialmente se tem um serviço como o serviço de assistência OK Eletrodomésticos, que garante assistência num espaço de 24 horas, deslocação e três horas de mão de obra gratuitas e uma garantia de seis meses.
Se quer uma vida tranquila e sem preocupações com eletrodomésticos, pode optar por eliminar a opção 1 e escolher a opção 2: um serviço que resolve os problemas a qualquer dia e a qualquer hora. Conheça os serviços de assistência da Endesa aqui.
Luz cortada: Solicite a religação do fornecimento de energia
Se não tem luz outra das opções pode ser o corte do fornecimento de energia. Isto pode acontecer quando muda de casa ou quando há alguma fatura por liquidar.
Em qualquer um dos casos, é uma situação que tem solução. Entre em contacto direto com a sua comercializadora, esclareça a situação e solicite a religação do fornecimento de energia.