Com o surgimento dos novos modelos de cozinha, onde os eletrodomésticos encastrados fazem parte dos móveis, o forno elétrico tornou-se presença assídua no dia a dia de muitos portugueses.

Orientados para a confeção de grandes alimentos, partilhamos alguns truques para ajudar quem quiser trocar de equipamento ou poupar ainda mais na conta de luz no final de cada mês.
 


 

O que ter em conta antes de comprar um novo equipamento?

  • Escolha o modelo indicado para as suas necessidades: tenha em conta a frequência de utilização do equipamento bem como as dimensões necessárias para as refeições que pretende preparar.
  • Considere modelos com ventilação: a circulação de ar quente dos fornos elétricos com ventilação ajuda a manter uma temperatura equilibrada e homogénea dentro do equipamento, reduzindo o consumo energético.
  • Escolha modelos com luz e temporizador: estas funcionalizadas permitem controlar a confeção dos alimentos sem abrir constantemente a porta do forno, contribuindo para a poupança de energia.
  • Classe energética superior: quanto maior a eficiência energética, maior a poupança. A substituição de um modelo antigo por um modelo de classe A+ pode representar uma poupança anual de 89 euros.

 

O que fazer para reduzir o consumo energético do equipamento?

Também é possível poupar mesmo que não pretenda trocar de equipamento nos próximos tempos.

  • Aqueça previamente o forno: mas tenha em atenção que os tempos aconselhados costumam ser superiores ao necessário. Se o tempo de confeção for superior a uma hora, não vale a pena pré-aquecer o equipamento.
  • Privilegie recipientes de cerâmica ou vidro: esta escolha vai permitir reduzir a temperatura necessária para a confeção dos alimentos em cerca de 25%.
  • Otimize a capacidade do equipamento: se vai ligar o forno elétrico, opte por confecionar vários alimentos, podendo mesmo usar vários tabuleiros ou recipientes de uma só vez. Certifique-se que deixa algum espaço entre os tabuleiros ou recipientes de forma a que o ar quente circule por todo o forno.
  • Evite abrir a porta do forno: cada vez que abre a porta o equipamento perde 25% do calor, o que significa um maior consumo energético para atingir a temperatura inicial. Verifique também se a porta está devidamente ajustada de forma a evitar perdas de calor.
  • Desligue o forno 5 a 10 minutos antes do fim da confeção, aproveitando o calor residual. Enquanto o forno perde calor, os seus alimentos acabam de cozinhar e poupará energia.