Chegado o verão ou o inverno o problema é sempre mesmo: como suportar a onda de calor ou de frio sem gastar muito dinheiro? A escolha parece óbvia: o famoso ar condicionado. Contudo, tanto a escolha como a utilização deste equipamento têm muito que se lhe diga.

Utilizado tanto para o aquecimento como para o arrefecimento dos espaços, o ar condicionado representa cerca de 16% do consumo energético de uma habitação. A pensar nisto, reunimos alguns truques e dicas não só para quem quer comprar ou trocar de condicionado para ter um maior controlo sobre a climatização da sua casa como para quem pretende otimizar a sua utilização.
 

O que ter em conta antes de comprar um novo equipamento?

Para quem está a pensar em comprar ou trocar de equipamento, o tipo de aparelho, a instalação e a manutenção são questões que merecem consideração antes de avançar com a aquisição.
 

  • Escolha o modelo indicado para as suas necessidades: precisa de climatizar uma ou várias divisões? Quais são as dimensões da divisão ou divisões escolhidas? Quer utilizar o mesmo ar condicionado em várias divisões ou prefere um equipamento para cada espaço? Existem vários tipos de ares condicionados, por isso mais vale definir à partida o que pretende para facilitar a sua tarefa na hora de escolher o equipamento mais indicado. Destacam-se:
       
 

 

Portátil

Equipamento portável que exige a instalação de um kit de deslocação de janelas nas divisões onde vai ser utilizado.

       
 

 

Fixo para uma divisão

Equipamento tradicional que exige a instalação de uma unidade interior e uma unidade exterior, sendo utilizado para a climatização de apenas uma divisão.

       
 

 

Fixo para duas ou mais divisões

Aparelho tradicional que exige a instalação de duas a cinco unidades interiores e uma unidade exterior capaz de suportar as necessidades de climatização.

       
  • Atenção à eficiência energética: é importante analisar a eficiência energética do equipamento, uma vez que um aparelho com uma classe energética superior vai ser mais económico tanto no seu consumo energético quanto no seu desempenho. Opte por modelos Split com opção Inverter, pois permitem uma maior poupança energética, melhoram a qualidade do ar, fazem menos ruído e têm design leve e compacto.
  • Dimensões das divisões: ao escolher o equipamento tenha em atenção as dimensões do espaço onde pretende fazer a instalação bem como a sua exposição solar, uma vez que climatizar um espaço com 70 m2 é completamente diferente de climatizar uma divisão com 12 m2. Assim, garante que o equipamento tem a potência correta, um consumo eficiente de energia, a vida útil do compressor e o seu conforto.
  • Instalação adequada: é preciso ter em atenção o local escolhido para colocar o ar condicionado, uma vez que a proximidade de janelas, lâmpadas e outros equipamentos e fontes de valor podem danificar o aparelho ou fazê-lo trabalhar mais do que o necessário.
     

O que fazer para reduzir o consumo energético do equipamento?

Se já tem um ar condicionado, é possível tirar o maior partido possível do seu equipamento, reduzindo simultaneamente o consumo energético e a conta de eletricidade no final do mês.

     

Aposte no isolamento

Quanto mais bem isolada estiver a divisão mais fácil será climatizar o espaço uma vez que não se verificam fugas de calor ou frio.

 
     

Feche portas e janelas

Além das portas e janelas, feche também as cortinas ou persianas, evitando a entrada de calor ou frio excessivos e potenciando a eficácia do seu equipamento, que vai conseguir climatizar a divisão mais rapidamente, consumindo apenas a energia necessária.

 
     

Utilize o temporizador

Ao definir o tempo de funcionamento do aparelho vai evitar esquecimentos e utilizações e gastos desnecessários.

 
     

Desligue o equipamento

Parece óbvio, mas a verdade é que muito facilmente nos esquecemos dos aparelhos ligados mesmo quando não estão em funcionamento.

 
     

Atenção às temperaturas

Evite mudanças de temperatura acentuadas, uma vez o consumo energético aumenta 7% cada vez que aumenta a temperatura em apenas 1ºC. A temperatura ideal da sua casa deve rondar os 18ºC e os 22ºC.

 
     

Aposte na manutenção

É importante limpar os filtros e certificar-se que as laterais e o fundo do equipamento estão desobstruídos a cada seis meses. Se mantiver esta regularidade, o ar condicionado vai ajudá-lo a melhorar a qualidade do ar e a eliminar fungos e bactérias responsáveis por alergias e outras doenças respiratórias.