João Galamba, o secretário de Estado da Energia, visitou a smart city espanhola de Málaga com o objetivo de conhecer a iniciativa Living Lab, bem como os projetos ali desenvolvidos, e analisar a potencial replicação da iniciativa da Endesa em Portugal.

A visita da delegação lusa foi acompanhada de perto por Susana Carillo, a porta-voz do governo e delegada da Inovação e Digitalização Urbana da Câmara Municipal de Málaga, o presidente da Endesa Portugal, Nuno Ribeiro da Silva, e o presidente da Endesa Andaluzia e Estremadura, Francisco Arteaga, entre outros.

Os representantes do governo luso mostraram-se muito satisfeitos com a iniciativa inovadora, tendo Galamba destacado a importância de conhecer o trabalho desenvolvido pela Endesa na Smart City de Málaga in loco e o interesse na possibilidade de replicar a iniciativa em Portugal.
 


Entre os projetos conhecidos, destacam-se o projeto PASTORA, focado em redes inteligentes, o projeto Zem2All, orientado para a mobilidade elétrica e o projeto Flexiciency, destinado à flexibilidade aplicada à gestão de infraestruturas e ativos do sistema elétrico e aos produtos e serviços orientados ao utilizador. O projeto Microgrid, onde a iluminação pública LED é alimentada por tecnologias de distribuição de energia renovável colocadas nas ruas da cidade, também não foi esquecido.

Ribeiro da Silva enfatizou que “a Smart City de Málaga oferece a resposta aos desafios ambientais, beneficiando diretamente o cidadão e demonstrando o potencial das Smart Cities, nas quais a Endesa aposta claramente”.

“A tecnologias relacionadas com as smart grids ou redes inteligentes serão necessárias para a transição energética em direção a um modelo livre de emissões”, destacou o presidente da filial portuguesa da Endesa, acrescentando que a Endesa demostrou contar com a experiência de organização e gestão das “novas redes elétricas, adaptadas aos desafios desencadeados pelas mudanças tecnológicas”, como a “mobilidade elétrica ou interação com os clientes”.

 

Endesa: Dez anos de experiência na área

Desde a sua implementação em 2009, o Living Lab da Smart City de Málaga funciona com um laboratório focado no desenvolvimento de novas medidas de eficiência, na poupança energética e na gestão ativa da procura por parte de particulares, edifícios e grandes clientes.

Motivada pelo reconhecimento nacional e internacional, a cidade inteligente Smart City Málaga foi eleita o laboratório real do grupo Enel, do qual a Endesa faz parte, para o desenvolvimento de tecnologias inteligentes de distribuição da rede elétrica – smart grids.

Para conhecer a iniciativa em detalhe, clique aqui.