A Endesa baixa os preços de eletricidade para os novos clientes do mercado residencial no mês de março. Apresenta, assim, uma redução média de 15% comparativamente com os preços de venda praticados em dezembro de 2022. Esta redução média aplica-se apenas às componentes de energia e tarifas de acesso (excluindo naturalmente impostos, taxas e outros valores definidos pelo Estado).

A Endesa calcula que para uma família de duas pessoas, com um consumo médio de 1.900 kWh por ano, os valores revistos corresponderão a uma diminuição média de 60 euros por ano (excluindo naturalmente impostos, taxas e outros valores definidos pelo Estado).

Estes preços de venda são mais baixos do que os praticados em 2019, antes do difícil contexto que se vive atualmente com um forte impacto para as famílias portuguesas, marcado pela guerra na Ucrânia, a inflação e a volatilidade do custo de aquisição de energia. Assim, a Endesa reforça o seu compromisso com o consumidor português, apresentando preços muito competitivos que representam importantes vantagens de poupança, e oferecendo soluções para garantir estabilidade e previsibilidade às famílias portuguesas.

Para este efeito, e com o objetivo de se manter ao lado dos consumidores, a Endesa garante preços estáveis durante 12 meses (excluindo possíveis modificações às tarifas de acesso por parte do regulador, ERSE), oferecendo assim tranquilidade e segurança.

Com esta descida de preços, a Endesa pretende dar continuidade ao crescimento verificado no último ano em Portugal, oferecendo as melhores soluções e propostas de valor, em cada momento.

Inês Roque, Diretora de Residencial e Negócios em Portugal destaca que “a chave do nosso crescimento é tratar os clientes como verdadeiros parceiros. Na Endesa, queremos estar ao lado dos consumidores, e para isso mantemos os preços estáveis durante 12 meses para dar às famílias tranquilidade, sem modificações, por parte da Endesa, durante esse período.

Ultrapassámos a fasquia dos 730 mil clientes, neste difícil contexto atual, sem precedentes. A nossa política de descida dos preços reforça o nosso compromisso com os consumidores. No entanto, e mais do que o preço, também oferecemos soluções competitivas, através de assessoria energética e com melhores conselhos para o consumo diário. O objetivo é que o cliente seja eficiente e tenha o poder e o conhecimento para tomar decisões racionais e inteligentes. Exemplo disso são as ferramentas de eficiência energética e poupança, gratuitas para os clientes, como o infoEnergia e o Plano Amigo, uma proposta de valor, única no mercado, através da qual o cliente pode chegar a ter a fatura reduzida a zero euros.”

O compromisso da Endesa com Portugal foi também reforçado há alguns meses, após ter ganho o Concurso de Transição Justa do Pego, um plano ambicioso e inovador que combina fontes renováveis e o seu armazenamento naquela que será a maior bateria da Europa. Localizado na região de Abrantes, este projeto, no qual a Endesa já está a trabalhar, hibridiza tecnologias renováveis, armazenamento e hidrogénio verde, tudo isto com uma elevada componente social e que representa um investimento de 600 milhões de euros.

Atualmente, a Endesa tem mais de 730.000 clientes em Portugal, que representam 10,7% de quota de mercado de clientes em Portugal. Por outro lado, e segundo os últimos dados publicados pela ERSE (a Entidade Reguladora do Sector Energético), no que se refere em concreto à eletricidade, a Endesa detém 18,6% de quota de mercado por consumo anualizado (nos segmentos Residencial e Empresas).