A Endesa oferece as tarifas mais competitivas do mercado energético, sendo a opção mais barata para todos os consumidores no setor elétrico e uma das opções mais em conta no setor do gás natural nos primeiros três meses do ano. A energética renova assim a liderança no pódio das operadoras energéticas pelo segundo trimestre consecutivo.

Esta é a conclusão da análise levada a cabo pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, ou ERSE, que teve em conta os valores das faturas anuais praticados na última semana do mês de março para as ofertas de eletricidade e gás natural.

Foram comparados os preços reais, excluindo impostos, taxas e ofertas que incluam serviços adicionais, como por exemplo serviços de assistência técnica, descontos sobre outros bens e serviços e ofertas de diagnósticos energéticos, tendo por base três tipos de consumidores com características específicas.

Endesa tem os preços mais baixos do mercado elétrico

No mercado elétrico, a operadora apresentou as tarifas mais vantajosas para todos os perfis de consumo. Ora vejamos, para um casal sem filhos a fatura da eletricidade da Endesa é de 329 euros por ano, um desconto de 69 euros em relação à oferta mais cara do mercado e uma poupança de 43 euros frente à Tarifa Transitória Simples.

Se o casal optar pela oferta dual, a oferta mais barata continua a ser a da Endesa, ascendendo a poupança a 59 euros em relação à tarifa mais cara do mercado ou 43 euros frente à Tarifa Transitória Simples.

Se o casal tiver dois filhos, a Endesa volta a destacar-se com uma fatura anual de 822 euros por ano, uma redução de 153 euros ou de 113 euros quando comparada com a oferta mais cara do mercado ou o preço da Tarifa Transitória Simples.

O mesmo é verdade na oferta dual, onde a fatura se mantém nos 822 euros anuais e o desconto pode ser de 137 euros frente à tarifa mais cara do mercado ou de 113 euros se falarmos da Tarifa Transitória Simples..

Para um casal com quatro filhos, a poupança torna-se ainda mais evidente. Se for cliente Endesa vai pagar 1.765 euros por ano, menos 311 euros que a oferta mais dispendiosa do mercado e 254 euros que a Tarifa Transitória Simples.

Na oferta dual, a tendência competitiva mantém-se, com um cliente Endesa a pagar 1.765 euros por ano, uma poupança de 293 euros frente à oferta menos competitiva do mercado ou uma economia de 254 euros se optar pela Tarifa Transitória Simples.

 

Endesa também marca pela positiva no gás natural

A energética também se destaca pela positiva nas ofertas mono no setor do gás natural, apresentando alguns dos preços mais competitivos do mercado. Para um casal sem filhos, a oferta mais em conta continua a ser a da Endesa com um valor de 107 euros por ano, ou seja, menos 43 euros em relação à tarifa mais cara do mercado ou 8 euros frente à Tarifa Transitória Simples.

No caso dos casais com dois filhos, a fatura é de 202 euros por ano, 65 euros abaixo da oferta menos competitiva do mercado e menos 17 euros em relação àTarifa Transitória Simples. A história repete-se no cenário do casal com quatro filhos, onde a tarifa da Endesa totaliza 391 euros por ano, uma poupança de 118 euros frente à oferta mais cara e 34 euros em relação à Tarifa Regulada Simples.

As tarifas da Endesa continuam a ser as mais competitivas do mercado, especialmente no setor elétrico, onde todas as tarifas mono e duais são mais em conta. 

A energética, que optou por manter os preços inalterados no início no ano, reforça assim a aposta no mercado nacional depois de ter apresentado resultados semelhantes nos últimos três meses de 2017.

Se ainda não é cliente Endesa e continua com dúvidas sobre as vantagens associadas, aproveite para consultar o Boletim de Ofertas Comerciais do Mercado Retalhista - 1º Trimestre 2018:

Eletricidade: (boletim-eletricidade-1t-2018.pdf)
Gás Natural: (boletim-gas-1t-2018.pdf)

NOTA: A análise das ofertas duais não contempla a componente gás natural na análise do setor elétrico e não contempla a componente eletricidade na análise do setor do gás natural