· No âmbito do acordo assinado em novembro de 2024, a Endesa Generación adquiriu a totalidade do capital social da Corporación Acciona Hidráulica, proprietária de uma carteira de centrais hidroelétricas com uma capacidade total instalada de 626 MW. A operação foi concluída por um preço de cerca de mil milhões de euros, equivalente ao enterprise value dos ativos transferidos.
A Endesa, através da Endesa Generación, concluiu a aquisição da totalidade do capital social da Corporación Acciona Hidráulica S.L. (“CAH”) à Corporación Acciona Energías Renovables, uma empresa do Grupo Acciona. O preço de compra ascende a cerca de mil milhões de euros e inclui os ajustamentos habituais para este tipo de transações.
“Esta aquisição representa um investimento em ativos renováveis de elevada qualidade e proporciona-nos sinergias operacionais significativas. Está também totalmente alinhada com a nossa estratégia de empresa verticalmente integrada, permitindo-nos otimizar o perfil do nosso mix de geração”, afirmou José Bogas, CEO da Endesa.
A carteira de centrais elétricas detida pela CAH é composta por 34 centrais hidroelétricas localizadas no nordeste de Espanha. Têm uma capacidade total instalada de 626 MW, maioritariamente modulares, tendo gerado cerca de 1,3 TWh em 2023.
Após a conclusão da transação, a Endesa alcança uma capacidade hidroelétrica instalada de mais de 5,3 GW na Península Ibérica, o que perfaz uma capacidade renovável total de cerca de 10,7 GW.
Esta transação foi formalizada após o cumprimento das condições prévias estabelecidas no acordo assinado a 15 de novembro de 2024, nomeadamente a obtenção da autorização da Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia e a obtenção da autorização de investimento estrangeiro (IED) do Conselho de Ministros de Espanha.
O preço pela aquisição da totalidade do capital social da CAH foi financiado por linhas de crédito disponíveis.
Sobre a Endesa
A Endesa é a empresa líder no setor de eletricidade em Espanha e a segunda em Portugal. É também o segundo operador de gás no mercado espanhol. Tem um negócio integrado de produção, distribuição e comercialização de eletricidade, e oferece serviços de valor acrescentado destinados a eletrificar as utilizações energéticas das famílias, empresas e administrações públicas. A Endesa está comprometida com os ODS das Nações Unidas e com a responsabilidade social corporativa. Neste último âmbito atua também com a Fundación Endesa. A nossa equipa de trabalho totaliza cerca de 9.000 colaboradores. A Endesa faz parte da Enel, o maior grupo de eletricidade da Europa.
A Enel é uma empresa multinacional de energia e um dos principais intervenientes integrados nos mercados globais de eletricidade e energias renováveis.
A nível mundial, é o maior operador privado de energias renováveis, o principal operador de redes de distribuição de eletricidade em termos de número de clientes e o maior operador retalhista em termos de base de clientes. O Grupo é também a maior empresa europeia de eletricidade em termos de EBITDA ordinário[i].
A Enel, com presença em 28 países, gera energia graças aos seus mais de 89 GW de capacidade total instalada.
Através da Enel Grids, a sua linha de negócio global dedicada à gestão de redes de distribuição de eletricidade, fornece eletricidade através de uma infraestrutura de 1,9 milhões de quilómetros. Serve mais de 69 milhões de utilizadores finais em todo o mundo. A Enel Green Power é a divisão de energias renováveis do Grupo Enel. Tem uma capacidade total de cerca de 65 GW e um mix de produção que inclui energia eólica, solar, geotérmica e hidroelétrica. Inclui também instalações de armazenamento de energia localizadas na Europa, América, África, Ásia e Oceânia. A Enel X Global Retail é a linha de negócio dedicada a servir os clientes em todo o mundo com o objetivo de oferecer produtos e serviços personalizados que satisfaçam as suas necessidades energéticas. Também se dedica a promover um uso mais responsável e sustentável da energia. A nível mundial, a Enel fornece eletricidade e serviços energéticos integrados a mais de 55 milhões de clientes, oferecendo serviços de flexibilidade num total de 9 GW e gerindo cerca de 3 milhões de pontos de iluminação. Dispõe ainda de 28.400 postos públicos de carregamento para a mobilidade elétrica.
[i] A liderança da Enel nas diferentes categorias é determinada por comparação com os dados dos seus concorrentes para o exercício de 2023, excluindo os operadores de propriedade totalmente estatal.