A máquina de lavar roupa é um eletrodoméstico indispensável em qualquer casa, mas é preciso saber utilizá-la para que o equipamento consiga responder à suas necessidades de limpeza, consumo e poupança. O processo começa pela escolha do modelo que mais se adequa ao seu dia a dia em família.
 

O que ter em conta antes de comprar um novo equipamento?

  • Analise o seu estilo de vida: Quantas lavagens faz por semana? Pretende aumentar a família em breve? Precisa de um programa económico? É preciso compreender o seu estilo de vida para conseguir escolher o equipamento com a capacidade e funcionalidades adequadas às suas necessidades.
  • Pondere equipamentos com programas específicos: os modelos com funcionalidades como programas rápidos, económicos, meias cargas ou ciclos específicos para lã, roupa de cama ou roupa de bebé podem ser uma ajuda na hora da poupança.
  • Tenha em conta a eficiência/consumo: este indicador costuma ser baseado na eficiência do ciclo de lavagem e de centrifugação. Compare vários modelos e tenha também em conta o consumo de água e eletricidade por ciclo de lavagem e por ano. Quanto menor consumo, maior a poupança.
  • Atenção à classe energética: opte por um equipamento com uma eficiência energética elevada (entre A e A+++). Uma máquina de classe A+++ é mais cara, mas consome quase metade da energia de um equipamento de classe D. Ao longo da vida da máquina é possível reduzir em mais de meia tonelada as emissões de CO2 na atmosfera e poupar mais de 35.000 litros de água por ano.
     

O que fazer para reduzir o consumo energético do equipamento?

Se já tem uma máquina de lavar roupa em casa, não desespere. Reunimos algumas dicas que também o vão ajudar a poupar.
 


 

  • Aproveite a capacidade de carga da máquina: desta forma vai conseguir otimizar a sua utilização e evitar desperdícios de água e luz em várias lavagens com cargas mais pequenas.
  • Não sobrecarregue a máquina: evite colocar mais roupa do que o recomendado caso contrário a roupa não vai ficar bem lavada e pode mesmo danificar o equipamento.
  • Escolha os programas e temperaturas adequadas para o tipo e grau de sujidade da roupa: privilegie programas de lavagem curtos para a roupa do dia a dia e utilize a opção pré-lavagem apenas quando a roupa estiver muito suja.
  • Opte por programas de baixas temperaturas: a maior parte da energia consumida por uma máquina de lavar roupa (80 a 85%) é destinada ao aquecimento da água.
  • Não utilize mais detergente do que o recomendado, porque uma lavagem eficiente não depende da quantidade de detergente utilizada, mas sim da utilização correta do equipamento, do desempenho e da dureza da água.
  • A manutenção é crucial: não descure a limpeza frequente dos filtros do equipamento, cruciais para o seu bom funcionamento.
  • Utilize o temporizador: programe a máquina para começar a lavagem no horário mais conveniente, aproveitando os períodos com tarifas elétricas reduzidas.