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Resposta da Endesa à pandemia COVID-19

Conheça o plano de contingência da Endesa, as medidas de higiene e segurança a ter em conta e os canais digitais à sua disposição.

Tendo em conta o momento de incerteza que vivemos é crucial salvaguardarmos a nossa saúde, a saúde dos nossos e a saúde da nossa comunidade. Por isso mesmo, recomendamos que privilegie os nossos serviços digitais. 

A adesão à fatura eletrónica e a subscrição da comunicação digital são as soluções ideais para evitar um potencial encerramento ou constrangimento nos correios, garantindo a receção de todas as suas faturas e comunicações todos os meses no seu email.

Por sua vez, a ativação do débito direto vai assegurar o pagamento atempado das suas faturas sem ter de sair de casa, respeitando a quarentena e as novas medidas de higiene e segurança.

A sua área de cliente My Endesa é a solução ideal para gerir todos os seus contratos de forma simples e rápida sem sair do conforto do seu sofá. Afinal, não há motivos para colocar a sua saúde em risco.

Nós tratamos de tudo por si, sem ter que sair do conforto do seu lar!

 

Aposte na Fatura Eletrónica

 

 

Ao aderir à Fatura Eletrónica vai poder aceder de forma rápida, segura e cómoda à sua fatura através do e-mail ou da área de cliente My Endesa.

Adira já e beneficie ainda de um desconto mensal de 1% em certas tarifas.

 

Como posso aderir?


Pode aderir à Fatura Eletrónica na sua área de cliente My Endesa ou no formulário de contacto.

Se optar pelo My Endesa, selecione “Ver Contrato” > “Dados de Pagamento” e solicite a alteração. Já no formulário de contacto, introduza os seus dados pessoais, nomeadamente, NIF e e-mail, CPE e/ou CUI e selecione > “Solicitação” > “Fatura Eletrónica”.

 

Opte pelo Débito Directo

 

 

Com este método de pagamento simples, cómodo e livre de preocupações, assegura o pagamento atempado das suas faturas evitando deslocações desnecessárias.

Adira já ao Débito Direto e beneficie ainda de um desconto adicional de 1% na sua fatura mensal na contratação de algumas tarifas.

 

Como posso aderir?


Pode aderir ao Débito Direto na sua área de cliente My Endesa ou no formulário de contacto.

Caso opte pelo My Endesa, deve selecionar o menu “Ver contrato” > “Dados de pagamento” e solicitar a alteração. Se optar pelo formulário, introduza os seus dados pessoais, nomeadamente o NIF e e-mail, CPE e/ou CUI e selecione a opção > “Solicitação” > “Débito Direto”.

 

Privilegie a Comunicação Digital

 

 

Assegure a receção de todas as comunicações e outras informações do mundo Endesa por email.

Subscreva já a Comunicação Digital e fique a par de tudo. 

 

Como posso aderir?


Pode aderir à Comunicação Digital através da sua área de cliente My Endesa ou do formulário de contacto.

No My Endesa, basta selecionar a opção “Ver Contratos” > “Titular do Contrato” > “Email”. Já no formulário de contacto, deve introduzir o seu NIF e e-mail, CPE e/ou CUI e selecionar a opção “Alterar” > “e-mail do titular”.


 

Não se esqueça do My Endesa

 

 

Com o My Endesa pode consultar as suas faturas, comunicar leituras, gerir pagamentos, acompanhar pedidos, gerir serviços, adicionar novos contratos, fazer alterações e muito mais.

Faça já o seu registo e aproveite todas as vantagens do My Endesa. Afinal, gerir a sua conta nunca foi tão fácil!

 

Como posso aderir?


Caso ainda não utilize a sua área de cliente, pode fazer o seu registo aqui e tratar de tudo na comodidade do seu lar.

Caro cliente, partilhamos consigo as medidas excecionais definidas pelo governo português para os prestadores de serviços públicos essenciais durante a pandemia COVID-19.

 

  • Suspensão de cortes de energia

    A partir de 1 de julho de 2021 todos os clientes que, em consequência da COVID-19, se encontrem numa situação delicada poderão pedir a suspensão dos cortes de energia até ao dia 31 de dezembro de 2021.

    Pode submeter o pedido se estiver numa das seguintes situações:

    → Desemprego,
    → Redução de 20% no rendimento do agregado familiar ou
    → Infetado pela COVID-19,

    O pedido pode ser feito através do e-mail covidportugal@enel.com, mediante apresentação de documentação que comprove uma das condições em cima referidas. Esta deverá ser enviada no momento do pedido ou num prazo máximo de até 7 dias após o pedido.

    Para cada uma das situações, deverá enviar a seguinte documentação:

    Desemprego: Declaração de situação de desemprego emitida pela segurança social;

    Redução dos rendimentos: Recibos de vencimento e/ou vale postal de pagamento ou declaração de segurança social com o valor mensal auferido que comprovem a redução do rendimento;

    Doença: Certificado de incapacidade temporária para o trabalho por Infeção COVID.

    Para mais informações, clique aqui.


     
  • Empresas podem solicitar suspensão de contratos de fornecimento

    As micro e pequenas empresas e empresários em nome individual com quebras de faturação acima de 25% ou as empresas com as instalações encerradas por determinação legal ou administrativa devido à pandemia COVID-19 podem solicitar a suspensão excecional e temporária de contratos de fornecimento de energia.

    O pedido de suspensão tem um período máximo de 60 dias, não sendo renovável.

    Para tal, os clientes devem solicitar a suspensão através do preenchimento e envio do modelo de requerimento de contrato de fornecimento de energia, disponibilizado aqui.

    Para mais informações, clique aqui.

 

  • Acordo de pagamento para clientes em situação de emergência

    Todos os clientes que se encontrem numa situação delicada devido à pandemia COVID-19 podem solicitar um acordo de pagamento da sua fatura de energia junto da Endesa.

    Esta medida abrange as faturas emitidas a partir de 1 de janeiro de 2021 e as faturas que se venham a emitir na vigência de estado de emergência assim declarado nos termos legais, não podendo em todo o caso exceder a data de 30 de junho de 2021.

    Pode submeter o pedido se estiver numa das seguintes situações:

    → Desemprego,
    → Quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20% ou
    → Infeção pela COVID-19.

    O pedido pode ser feito através da área de cliente My Endesa, do Formulário de Contacto em endesa.pt, da Linha de Apoio ao Cliente 800 10 10 33 ou numa das nossas lojas, mediante apresentação de documentação que comprove uma das condições em cima referidas.

    Para cada uma das situações, deverá enviar a seguinte documentação:

    Desemprego: Declaração de situação de desemprego emitida pela segurança social;

    Redução dos rendimentos: Recibo de vencimento de dezembro de 2020 e mês corrente e/ou Vale postal de pagamento ou declaração de segurança social com o valor mensal auferido;

    Doença: Certificado de incapacidade temporária para o trabalho por Infeção COVID.

    A documentação deverá ser enviada/entregue no momento do pedido ou num prazo máximo de até 7 dias após o pedido.

    Se optar por registar o seu pedido online através da área de cliente My Endesa, deve seguir estes passos: escolher a secção Genérico no menu principal, selecionar a opção Cobranças > Acordo de Pagamento > Explicar a situação e anexar a documentação necessária.

    Para mais informações, clique aqui.

 

  • Empresas podem solicitar alteração de potência ou capacidade


    Os clientes empresariais de eletricidade e gás que pertençam a uma atividade total ou parcialmente encerrada por causa da pandemia COVID-19 podem solicitar mudanças de potência ou capacidade, do termo tarifário fixo e de energia faturados durante o período de medidas excecionais.

    Para solicitar a alteração, o cliente deve comunicar a situação ao comercializador de energia, apresentando uma cópia do requerimento eletrónico previsto do diploma legal aplicável junto dos serviços da Segurança Social.

    Para mais informações, clique aqui.
     

  • Suspensão da recolha de leituras de eletricidade e gás natural

    Está suspensa a recolha de leituras de eletricidade e gás natural que envolva a entrada física nas instalações de consumo dos clientes, não se considerando como tal as zonas privativas de utilização comum ou as instalações de consumo de uso não privativo.


    Desta forma, para evitar que a sua fatura de luz e/ou gás seja estimada recomendamos que nos comunique a leitura do seu contador.

    Pode fazê-lo através do nosso website, do portal My Endesa e da sua fatura eletrónica interativa. Mais informação, aqui.

    Ficarão suspensas, igualmente as seguintes atividades:

    → Leituras extraordinárias de contadores,
    → Campanhas de substituição de contadores,
    → Visitas Técnicas no âmbito de reclamações de clientes, com exceção de situações com potencial impacto na segurança de pessoas e bens,
    → Acompanhamento da realização de inspeções periódicas de instalações de utilização de gás natural, realizadas por entidades inspetoras.

    Para mais informações, clique aqui.


Agradecemos a confiança e compreensão que os nossos clientes continuam a depositar na Endesa.

Perante a situação difícil que atravessamos em Portugal devido à propagação do COVID-19, a Endesa pretende transmitir uma mensagem de tranquilidade e segurança aos seus clientes e cidadãos em geral.

Neste momento, a nossa prioridade é a proteção dos nossos colaboradores, clientes e fornecedores mantendo a capacidade de serviço e atendimento com o mesmo nível de qualidade prestado até agora.

Em linha com as recomendações do Governo e da Direção-Geral da Saúde, implementámos várias medidas, nomeadamente:
 

  • 30/06/2020: Suspensão de cortes de energia: todos os clientes que, em consequência da COVID-19, se encontrem numa situação delicada podem pedir a suspensão dos cortes de energia até ao dia 30 de setembro de 2020.

    Pode subtemer o pedido se estiver numa das seguintes situações:

    → Desemprego,
    → Redução de 20% no rendimento do agregado familiar ou
    → Infeção pela COVID-19.

    O pedido pode ser feito através do e-mail covidportugal@endesa.pt, da Linha de Apoio ao Cliente 800 10 10 33 ou de uma das nossas lojas, mediante apresentação de documentação que comprove uma das condições em cima referidas. Esta deverá ser enviada/entregue no momento do pedido ou num prazo máximo de até 7 dias após o pedido.

    Para cada uma das situações, deverá enviar a seguinte documentação:

    Desemprego: Declaração de situação de desemprego emitida pela segurança social a partir de 01 de março de 2020;

    Redução dos rendimentos: Recibo de vencimento de fevereiro de 2020 e mês corrente e/ou Vale postal de pagamento ou declaração de segurança social com o valor mensal auferido;

    Doença: Certificado de incapacidade temporária para o trabalho por Infeção COVID.

    Esperamos que esta medida lhe traga mais tranquilidade, num momento tão difícil como aquele que atravessamos.
     

  • 05/05/2020: Endesa doa computadores a alunos carenciados de escolas de Coimbra e Cascais, com o intuito de assegurar que os estudantes têm os recursos necessários para as aulas e atividades desenvolvidas no âmbito do ensino à distância, durante a luta contra a pandemia COVID-19. Conheça a iniciativa em detalhe aqui.
     
  • 29/04/2020: Ação "A Endesa está consigo - Apoio COVID": com consciência do impacto que a situação atual pode ter na economia e na vida das famílias portuguesas, a Endesa criou um fundo de 300.000€ com o intuito de ajudar os clientes mais afetados pela situação em que nos encontramos.

    Este apoio será dado através de um desconto de 30€ na fatura de energia aos clientes que, em consequência da pandemia COVID-19, estejam numa situação económica delicada.
     

    São elegíveis para este apoio os clientes dos seguintes grupos:
     

    → Profissionais com vínculo laboral a hospitais ou centros de saúde que integrem o Serviço Nacional de Saúde (médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos);
    → Trabalhadores por conta própria ou conta de outrem infetados com a COVID-19 e incapacitados de desempenhar as suas funções;
    → Desempregados por consequência da COVID-19 e
    → Trabalhadores em regime de lay-off devido à COVID-19.
     

    Se faz parte deste grupo de clientes, faça o pedido no formulário de contacto online na opção "Genérico" > "Covid-19" ou na a Área de Cliente My Endesa no menu "Ver Pedidos" > "Genérico" > "Covid19".

    Esta ação termina a 31 de julho de 2020.

    Consulte o regulamento aqui.
     
  • 24/04/2020: Atualização de medidas: temos consciência de que, neste momento, alguns dos nossos clientes se encontram numa situação delicada e têm dificuldades em pagar serviços básicos como luz, gás ou água.

    Neste sentido, estamos a trabalhar na criação de medidas de flexibilização de pagamento para todas as famílias que atravessem um período difícil e na disponibilização de ajudas diretas aos clientes afetados pela pandemia COVID-19 (clientes em regime de lay-off, clientes infetados ou profissionais de saúde).

    Continuaremos a informá-lo de todas as medidas tomadas e a cuidar dos nossos clientes, como temos feito até agora. Caso tenha alguma questão, contacte-nos através do formulário de contacto online.
     
  • 09/04/2020: Endesa alia-se à AHP - Associação da Hotelaria de Portugal e aos principais fornecedores de utilities e telecomunicações para acolher profissionais de saúde na luta contra a propagação do COVID-19 que precisem de hospedagem nas suas unidades hoteleiras.

    O grande objetivo é ajudar os profissionais que não possam regressar às suas casas ou que estejam deslocados, protegendo a sua saúde e a saúde das suas famílias. Conheça a iniciativa em detalhe aqui.
     
  • 27/03/2020: Suspensão da recolha de leituras de gás natural pois, devido à situação atual de estado de emergência e para proteger a saúde dos seus colaboradores, o Grupo Galp decidiu suspender as recolhas de leituras reais durante este período.

    Desta forma, para evitar que a sua fatura de gás seja estimada recomendamos que nos comunique a leitura do seu contador.

    Pode fazê-lo através do nosso website, do portal My Endesa e da sua fatura eletrónica interativa. Mais informação, aqui.

    Ficarão suspensas, igualmente as seguintes atividades:
     

→ Leituras extraordinárias de contadores,

→ Campanhas de substituição de contadores,

→ Visitas Técnicas no âmbito de reclamações de clientes, com exceção de situações com potencial impacto na segurança de pessoas e bens,

→ Acompanhamento da realização de inspeções periódicas de instalações de utilização de gás natural, realizadas por entidades inspetoras.

  • 18/03/2020: Suspensão dos cortes de eletricidade e gás natural por falta de pagamento, pois compreendemos que perante as dificuldades que podem surgir nos próximos dias, o pagamento normal das faturas poderá sofrer alterações.
     
  • 18/03/2020: Reforço da capacidade de resposta dos canais digitais, para que possa continuar a gerir os seus contratos, fazer pedidos e consultar outras informações. Por isso mesmo, opte por entrar em contacto connosco através do formulário de contacto online, da Área de Cliente My Endesa ou da Linha de Apoio ao Cliente.
     
  • 18/03/2020: Restrição do funcionamento dos balcões de atendimento presentes nas lojas do cidadão nas Laranjeiras, em Lisboa, e no Porto, respeitando as devidas restrições definidas pela Agência para a Modernização Administrativa, ou AMA, e as diretrizes governamentais.
     
  • 13/03/2020: Aposta no teletrabalho, optando por proteger a saúde dos nossos colaboradores e a manter a qualidade dos nossos serviços.


Agradecemos a confiança e compreensão que os nossos clientes continuam a depositar na Endesa.

Acreditamos que todos os nossos clientes estão a cumprir todas as medidas de higiene e segurança de forma a evitar a transmissão e propagação da doença.

A pensar nisso, recordamos as medidas que deve ter em conta.

  • Lavar as mãos frequentemente,
  • Cobrir as vias respiratórias quando tosse ou espirra com o cotovelo,
  • Depositar os lenços de papel usados no lixo,
  • Evitar tocar na cara, especialmente nos olhos, nariz e boca, com as mãos,
  • Evitar o contacto com pessoas que apresentem sintomas gripais,
  • Evitar partilhar copos ou talheres,
  • Optar pela quarentena voluntária e profilática de forma a proteger-se a si e aos outros.

 

Se registar algum dos sintomas do COVID-19, nomeadamente, febre (>37,5ºC), tosse ou dificuldade respiratória, contacte imediatamente a linha telefónica do SNS 24 (800 24 24 24) e siga as indicações dadas. Não se deve dirigir a um centro de saúde, hospital ou urgências.

Com o pequeno esforço de todos e trabalhando solidariamente esperamos superar esta situação, pelo que recomendamos que sigam as diretrizes do Governo e DGS, evitando todas as deslocações desnecessárias. #euficoemcasa



*Esta informação não dispensa a consulta das recomendações divulgadas pelas autoridades de saúde nacionais e internacionais, nomeadamente:

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