As festas acabaram e trouxeram com elas o mês mais comprido do ano: o mês de janeiro. Chegou a hora de fazer contas à vida e tentar poupar onde for possível. A pensar nisto, reunimos vários truques que o vão ajudar a reduzir ainda mais na fatura de energia.
 

  • Desmonte a decoração natalícia: Queremos prolongar a quadra natalícia ao máximo mas a verdade é que as luzinhas da árvore de natal e as decorações luminosas nas janelas, portas e árvores pesam na fatura mensal. Por isso, aproveite o fim de semana para guardar as decorações.
     
  • Opte pela tecnologia LED: se ainda não fez a transição para as lâmpadas LED está a perder dinheiro todos os meses. A grande mais-valia? A poupança, a elevada durabilidade e o baixo consumo.
     
  • Reduza a temperatura: Ter a casa cheia de familiares e amigos é uma alegria. A melhor parte? Também é bom para a fatura de energia pois é possível reduzir as temperaturas dos aparelhos de climatização que utiliza em sua casa. Porquê? Uma divisão cheia de pessoas gera calor próprio a custo zero.
     
  • Casa acolhedora a custo zero: aposte em mantas e cobertores quentinhos espalhados pela casa. Desta forma, pode evitar a utilização dos equipamentos de climatização, manter os convidados quentes e poupar no fim do mês.
     
  • Cuidado com o standby: a quadra festiva chegou a fim e com ela a utilização dos equipamentos utilizados especialmente nestas datas. Por isso mesmo, aproveite para desligar da ficha e guardar todos os eletrodomésticos espalhados pela casa pois o consumo fantasma pesa e muito na conta de energia. Afinal, os equipamentos continuam a consumir energia mesmo quando estão desligados.
     
  • Aposte em tomadas inteligentes: o standby é um grande inimigo por ser uma fonte de consumo energético que aumenta o valor da fatura. As tomadas inteligentes podem ser uma opção viável pois permitem desligar com apenas um botão os eletrodomésticos e equipamentos que utilizamos todos os dias mas não de forma contínua.
     
  • Atenção ao frigorífico: agora que já se comeram todos os restos das festas chegou a altura ideal para fazer inspeção ao seu equipamento. Regule a temperatura, verifique as borrachas, aproveite para fazer uma limpeza e descongelar o congelador. Uma boa manutenção não só vai otimizar o funcionamento do seu equipamento como vai evitar potenciais estragos.


Agora acabaram-se as desculpas. Basta colocar estas dicas em prática e começar a poupar!