A máquina de lavar loiça é um dos eletrodomésticos mais eficientes da cozinha, lavando e higienizando a loiça de forma muito mais eficiente, uma vez que utiliza menos água e eletricidade que a lavagem manual.

A pensar nos consumidores que estão a considerar a compra de um novo equipamento, reunimos alguns dados que deve ter em conta antes de fazer escolher o modelo.
 

O que ter em conta antes de comprar um novo equipamento?

  • Escolha o modelo indicado para as suas necessidades: tenha em conta a dimensão do seu agregado familiar, o número de utilizações diárias e a capacidade necessária para escolher o modelo correto.
  • Considere modelos com as opções “meia carga” ou “lavagem económica”: embora se recomende utilizar a máquina de lavar loiça quando está totalmente cheia de forma a otimizar a sua utilização, para uma família mais pequena pode fazer sentido ter um modelo com estas opções.
  • Cuidado com o ruído: a máquina de lavar loiça é um equipamento ruidoso por natureza devido aos aspersores de água. Se pretende utilizar o eletrodoméstico com frequência, tenha em atenção o ruído pois pode torna-se um problema um equipamento demasiado ruidoso.
  • Atenção à classe energética: privilegie classes superiores, nomeadamente A+++, pois são mais eficientes e consomem menos energia.
     

O que fazer para reduzir o consumo energético do equipamento?

Se já tem um equipamento em casa, siga os seguintes conselhos para tirar o maior partido da máquina de lavar loiça, evitando gastos desnecessários.

     

Cuidado com a escolha do sistema de climatização

Escolha o programa indicado tendo em conta a sujidade da loiça: se não estiver muito suja, opte por programas económicos ou de baixa temperatura, uma vez que a maior fatia de energia é gasta no aquecimento da água. Se estiver muito suja ou com comida ressequida, opte pela pré-lavagem ou por programas de altas temperaturas.

 
     

Arrume corretamente a loiça

Copos, taças e tigelas devem ser colocadas na bandeja superior, enquanto pratos, tachos, travessas e talhares devem ser arrumados na bandeja inferior. Ao fazer isto, a loiça vai ficar bem lavada e não terá de repetir o processo.

 
     

Utilize o detergente adequado

Não caia na tentação das pastilhas 3 em 1. Estas só devem ser utilizadas se o seu equipamento estiver preparado para tal. Se não for o caso, opte pelas pastilhas tradicionais, que são mais baratas.

 
     

Não exceda as dosagens sugeridas

A loiça não vai ficar mais bem lavada se usar uma maior quantidade de detergente, muito pelo contrário. Vai fazer com que o aparelho trabalhe mais para processar o excedente e, consequentemente, consumir mais energia.

 
     

Utilize o temporizador

Programe os ciclos de lavagem para os horários mais convenientes, aproveitando os períodos com tarifas elétricas reduzidas.

 
     

Não descure a manutenção

Aposte na limpeza frequente dos filtros e dos aspersores de água e reponha o abrilhantador e o sal quando necessário pois ajudam a reduzir o consumo de energia na lavagem e secagem.