A quadra festiva invade as cidades de luzes e as casas de presentes. A árvore de natal, o presépio, o cabrito assado no forno. E é possível aproveitar ao máximo todas as maravilhas desta época e mesmo assim poupar energia elétrica. A pensar nisso, reunimos quatro dicas diretas e claras que pode colocar em prática de imediato e que o vão ajudar a controlar e até reduzir o valor da fatura de eletricidade no final do mês.

 

As luzes LED são a melhor opção 

Embora este tipo de lâmpadas seja mais caro do que o habitual, são um bom investimento uma vez que têm uma maior capacidade e podem reduzir o consumo energético em iluminação em até 80%. Além disso, são mais duradouras, seguras e ecológicas que as lâmpadas incandescentes tradicionais.

Por isso mesmo, opte por utilizar lâmpadas LED na árvore de natal, no presépio e nos restantes adornos e iluminações de Natal espalhados por toda a casa

 

 

Opte por tomadas inteligentes ou temporizadores 

Adoramos as luzinhas brilhantes que piscam de forma ritmada ao som de várias músicas natalícias. Mas a verdade é que a iluminação de natal é um grande peso na fatura de energia. Por isso mesmo, o ideal é apostar em tomadas inteligentes ou temporizadores.

Estes equipamentos vão ajudá-lo a programar os horários das luzes decorativas, que vão ligar-se e desligar-se automaticamente. Desta forma, vai conseguir reduzir gastos desnecessários quando não está em casa ou durante a noite.

 

 

Evite a placa de vitrocerâmica e use a imaginação

A comida é um dos principais elementos do Natal. Cabrito, peru, polvo. A lista de receitas é longa e as horas de utilização do fogão, do forno e da vitrocerâmica também.

As calorias a mais instalam-se nas nossas barrigas, mas os kilowatts a mais acabam nas nossas faturas e estes eletrodomésticos são os grandes responsáveis pelos picos de consumo.

Por isso mesmo, propomos três soluções de poupança:

  • Aposte em entradas frias: não é assim tão difícil. Os queijinhos, os enchidos, os doces e geleias, os canapés, os patés, o marisco e as saladas são boas opções.
     
  • Limite a utilização da placa de vitrocerâmica: opte pela placa de indução ou pelo forno, pois as placas de vitrocerâmica tradicionais consomem mais energia que os outros equipamentos.
     
  • Utilize o forno de forma inteligente: o forno pode ser o seu grande amigo durante a quadra festiva. Opte por utilizar este eletrodoméstico para cozinhar vários alimentos, podendo mesmo usar vários tabuleiros ou recipientes de uma só vez. E não se esqueça de aproveitar o calor residual do forno, desligando o equipamento 5 a 10 minutos antes do fim da confeção dos alimentos. Assim, enquanto o forno perde calor, os seus alimentos acabam de cozinhar e poupará energia.

 

Ofereça equipamentos para a poupança

Seja no Natal ou no Dia dos Reis, existem muitos presentes que pode oferecer aos seus familiares e amigos que os vão ajudar a poupar energia. São eles:

  • Torneira termostática: o maior desperdício de água acontece quando ligamos a torneira e esperamos pela água quente. As torneiras termostáticas resolvem este problema pois ajudam-nos a definir e a alcançar a temperatura adequada da água em menos tempo e, assim, evitar gastos desnecessários.
     
  • Temporizador: além de cronometrar o tempo de cozedura do bolo no forno, ajuda-nos a saber exatamente quanto tempo este o equipamento ligado.
     
  • Assistente virtual: uma vez conectados aos equipamentos domésticos, permitem automatizar candeeiros, termóstatos, interruptores, lâmpadas, sensores de movimento, sistemas de irrigação, sensores de segurança, câmaras de vigilância, campainhas, altifalantes e muito mais.
    Poupar tempo e dinheiro são as grandes vantagens. Uma casa inteligente oferece um maior controlo ao indivíduo, que passa a ser capaz de controlar ao mínimo detalhe o funcionamento da iluminação, dos eletrodomésticos e outros equipamentos, em qualquer momento, em qualquer lugar.


Chegou a hora de aproveitar ao máximo a epóca festiva e deixar de lado as preocupações com os gastos. Basta colocar estas dicas em prática e vai poupar no fim do mês. Temos a certeza!