A máquina de secar roupa pode não ser presença assídua nas casas dos portugueses, mas é uma excelente opção para quem não gosta de secar a roupa ao sol ou para quem quer uma vida facilitada nos meses mais frios e húmidos.

Utilizada com maior frequência no outono e inverno, destaca-se pela sua praticidade e comodidade. Contudo, faz parte do grupo de eletrodomésticos que mais energia consome.
 

O que ter em conta antes de comprar um novo equipamento?

Se está a pensar em investir numa máquina de secar roupa, existem algumas questões a ter em conta antes de tomar uma decisão.

     

 

Escolha o modelo indicado para as suas necessidades

Tenha em conta as suas necessidades quando escolher a capacidade e potência do equipamento. Lembre-se também que a capacidade tem de ser superior à capacidade da máquina de lavar para que seja possível secar a roupa de uma só vez.

     

 

Atenção à utilização frequente

Se pretende utilizar a máquina de secar roupa constantemente, opte por um modelo com uma potência de centrifugação superior a 800 rotações por minuto. Quanto maior a centrifugação, maior a rapidez na secagem.

     

 

Aposte na classe energética

Sendo um dos eletrodomésticos que mais energia consome, é importante ter em conta a classe energética antes de comprar. Opte por classes superiores uma vez que vai conseguir recuperar investimento inicial no médio-longo prazo.

     

 

O que fazer para reduzir o consumo energético do equipamento?

Se já tem uma máquina de secar roupa em casa, a pergunta que se coloca é a seguinte: “Está a utilizar corretamente o seu equipamento?”. Só assim vai conseguir poupar no final do mês. Reunimos algumas dicas que o podem ajudar.

  • Aproveite a capacidade total: evite utilizar o equipamento para secar apenas uma peça de roupa, uma vez que vai gastar energia desnecessariamente. Opte antes por utilizar a máquina de secar roupa na sua capacidade máxima de forma a tirar o maior partido possível da mesma.
  • Não misture roupa húmida com roupa parcialmente seca: isto vai prolongar o tempo de utilização do aparelho e resultar num maior consumo energético.
  • Não descure a manutenção: aposte na limpeza frequente dos filtros e na inspeção periódica do canal de ventilação de forma a evitar obstruções. Não se esqueça de despejar o depósito de água.
  • Utilize o temporizador: programe a máquina para começar a secagem no horário mais conveniente, aproveitando os períodos com tarifas elétricas reduzidas.