O verão chegou e com ele a vontade de passar alguns dias junto da família e dos amigos num qualquer destino simpático com praia, montanha ou prédios e voltar a sentir a sensação de liberdade de não ter horas marcadas para nada, de poder passear sem preocupações e de poder descansar e preparar o corpo e a mente para o regresso ao trabalho.

Numa altura em que as viagens internacionais ainda geram algumas dúvidas e preocupações por conta da pandemia COVID-19, a boa e velha viagem de carro na companhia da família ou dos amigos em terras portuguesas pode ser a solução ideal.

Por isso mesmo, partilhamos cinco dicas para que a viagem de carro seja eficiente.

 

1. Escolha bem o destino de férias

Vale a pena fazer uma pesquisa sobre o local que pretende visitar e as principais atrações turísticas, de forma a organizar facilmente a sua viagem e não perder pitada do que o local escolhido tem para oferecer.

Por exemplo, ninguém pode visitar a região algarvia sem provar um Dom Rodrigo ou conhecer a cidade do Porto e não visitar a zona Ribeirinha.

Se ainda não escolheu o destino, vale a pena fazer uma lista com os prós e contras de alguns destinos e escolher o que mais for ao encontro do tipo de férias desejadas: aventura, tranquilidade, praia, cultura, gastronomia, eventos, vida natureza, entre outros.

 

2. Cuidados a ter com a viagem

Todos gostamos dos tempos passados dentro do carro na companhia da família e dos amigos. Quem não se lembra com saudades das músicas cantadas a plenos pulmões, dos jogos criados no momento e das guloseimas partilhadas nas viagens que pareciam não ter fim?

De forma a preservar estas memórias, é importante ter em conta as informações necessárias para definir como tudo se vai processar. Qual é a rota ideal? A que horas começa o check-in? Há estacionamento próximo do alojamento? Umas férias bem preparadas são meio caminho andando para poupar tempo e dinheiro.

E não se esqueça: se preparar tudo na noite anterior, no dia seguinte baste pegar nas chaves e fazer-se à estrada. Não só será uma partida mais tranquila, como terá mais tempo para aproveitar o destino.

 

3. Reservas e descontos antecipados

Com o destino escolhido, vale a pena pesquisar as melhores ofertas, descontos e promoções para o alojamento, restaurantes, atividades e experiências pretendidos com alguma antecedência. Atualmente existem diversas apps e websites que disponibilizam estes serviços a preços mais baixos. Se sabe o que quer fazer, faça as reservas o mais cedo possível. Afinal, quanto mais cedo reservar, maior o desconto. E no caso de monumentos, parques temáticos ou restaurantes, evira filas.

 

4. As refeições também são importantes

A comida representa um dos maiores gastos. Tudo vai depender dos gostos e do orçamento, mas existem uma série de opções para poupar e desfrutar de uma boa refeição em qualquer lugar.

Pode optar por cozinhar no alojamento caso haja condições para isso ou optar por um alojamento com pensão completa. De qualquer forma, o importante é variar. Um dia pode jantar no alojamento, noutro dia almoçar no bar da praia e no dia seguinte tomar o pequeno-almoço numa pastelaria.

As possibilidades são infinitas. Por isso mesmo, tudo depende do destino, do orçamento e das atividades planeadas. O importante é pensar nestas questões quando estiver a preparar a viagem.

 

5. A segurança está sempre em primeiro lugar

Sejam muitos ou poucos quilómetros até ao destino escolhido, é importante garantir que o automóvel está em ordem e a funcionar corretamente de forma a viajar em segurança. Não se esqueça de verificar o estado dos pneus, o nível do óleo, a vida da bateria, o funcionamento das luzes, o pneu sobresselente, o kit de segurança e até o kit de primeiros socorros.

 

Por último, não se esqueça da documentação necessária para que possa identificar-se sempre que necessário ou tratar de alguma questão que possa surgir.