O futuro da sustentabilidade passa por conquistar uma maior eficiência energética dia após dia. Descubra o que é a eficiência energética, como é mensurada e como pode integrá-la no seu dia a dia.
 

O que é a Eficiência Energética?

A Eficiência Energética é a otimização do consumo de energia através da utilização de diversos mecanismos de poupança de energia, que nos permitem manter o nível de conforto e qualidade de vida e evitar desperdícios.

Desta forma, a eficiência energética procura um equilíbrio entre o consumo energético e a utilização dos serviços básicos necessários ao nosso dia a dia. Os avanços tecnológicos associados à produção de energia, ao seu transporte e ao desenvolvimento de dispositivos de poupança são fundamentais para conquistar a tão sonhada otimização energética.

Por exemplo: uma máquina de lavar roupa consome uma determinada quantidade de energia durante um ciclo de lavagem. Focando a eficiência energética, foram desenvolvidas máquinas de lavar roupa que prestam o mesmo serviço, com uma qualidade igual ou até mesmo superior, a um consumo e gasto muito inferior.

 

Uma responsabilidade social 

Ainda que a eficiência energética possa parecer um tema relativamente recente, é uma responsabilidade de todos. Por isso mesmo, vemos a aposta de organismos governamentais, empresas energéticas e consumidores na promoção desta realidade.

No final do dia, falamos de um conceito tão importante para o nosso futuro e que todos os comportamentos e medidas que possamos colocar em prática para alcançar os objetivos propostos são cruciais.

  • Governos: tanto a nível nacional como europeu, são vários os governos focados em promover todo o tipo de medidas para conquistar níveis de eficiência energética cada vez maiores. O objetivo passa por diminuir o consumo de energia e os problemas de contaminação associados.
    Além disso, a implementação de alternativas mais eficientes, como a geração de energia através de fontes renováveis limpas, permite reduzir a dependência de mercados exteriores e garantir uma maior estabilidade dos preços da energia no futuro.
     
  • Produtoras de energia: é cada vez maior o número de produtoras de energia focadas na implementação dos princípios da eficiência energética. Há uma forte aposta na utilização de fontes de energia renováveis, o que permite produzir energia com um menor impacto ambiental e, até, alcançar um sistema de produção de zero emissões.
     
  • Consumidores: parte fundamental na adoção de implementação de medidas de eficiência energética. O compromisso, cada vez maior, com a proteção do meio ambiente é um dos motivos pelos quais a otimização energética têm granjeado tanto interesse junto dos consumidores.
    O controlo dos gastos, a aposta em eletrodomésticos mais eficientes, a predileção por tarifas ecológicas, entre outros, são cruciais para acelerar ainda mais a caminhada em direção a um futuro mais sustentável.

 

Como se mede a Eficiência Energética?

Sim. Atualmente, as duas normas mais utlizadas são a norma ISO 50001 e a norma IPMVP (International Performance Measurement and Verification). São normas e protocolos utilizados para mensurar as ações de eficiência energética e a otimização da utilização de energia nos processos de produção.

A nível doméstico, dentro das nossas casas, é muito mais fácil analisar a eficiência energética tendo por base dois critérios:

  • Redução do consumo: comparando a energia consumida entre dois períodos de tempo distintos e
     
  • Aposta em energias verdes: a origem da energia de fontes sustentáveis tem um forte impacto na eficiência energética, ainda que mantenhamos o mesmo nível de consumo.

 

Como melhorar a eficiência energética no dia a dia?

Em primeiro lugar é preciso ter em conta que qualquer mudança, por mais pequena que possa parecer, é uma grande conquista. Há uma série de comportamentos que podemos adotar de forma a melhorar a eficiência energética.

Afinal, conseguir um equilíbrio entre um consumo mais eficiente sem perder qualidade de vida é muito mais fácil do que parece.

  • Aproveite a luz natural e aposte em lâmpadas LED: com estas duas dicas simples pode conseguir otimizar o seu consumo energético em até 80%, além de uma poupança significativa nas faturas de energia.
     
  • Aposte no isolamento de sua casa: se está a pensar em fazer obras em sua casa, é um bom momento para apostar em materiais e janelas e portas com maior capacidade de isolamento térmico e sonoro. Esta mudança vai facilitar a climatização da casa, evitando a utilização de equipamentos como ares-condicionados e aquecedores.
     
  • Opte por eletrodomésticos eficientes: optar por equipamentos mais eficientes sempre que possível exige um investimento inicial superior. Contudo, este investimento compensa no longo prazo graças à poupança de energia e dinheiro no final do mês.
     
  • Não descure as áreas comuns: apostar em lâmpadas LED e sistemas de presença melhoram bastante a eficiente dos sistemas de iluminação das áreas comuns. É uma aposta cada vez mais comum nas urbanizações, condomínios e blocos de apartamentos.
     
  • Escolha tarifas verdes: multiplicam-se as alternativas que permitem consumir energia 100% sustentável, pelo que é uma aposta apetecível. Na Endesa, a Tarifa e- Luz é 100% renovável. Conheça aqui todas as vantagens.
     

A Endesa está empenhada num futuro mais eficiente e apostamos, todos os dias, na produção e utilização de energias limpas e sustentáveis. Seja em medidas grandes ou em pequenos comportamentos, apostamos na redução do impacto ambiental do consumo de energia. Caminhamos em direção a um futuro mais verde.